Antonélia Giordânia Leite Oliveira
Palestrante(a)
Antonélia Giordânia Leite Oliveira
Mesa redonda: Em defesa da diversidade e inclusão
O Encontro de Educação Matemática do Nordeste Mineiro (ENEMANM) é um evento de caráter científico com interface extensionista, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMA), Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni, MG. Seus objetivos são aprofundar e ampliar as discussões teóricas sobre concepções, ações, pesquisas na área de Educação Matemática, bem como delinear novas perspectivas e os avanços necessários, e estimular a produção do conhecimento, o intercâmbio e a divulgação de investigações e produção científica, assim como das experiências educacionais da área junto a professores da educação superior, da educação básica e estudantes dos cursos de licenciatura e de pós-graduação latu e stricto sensu. O VII Seminário do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) tem como objetivo fomentar a pesquisa nas áreas relacionadas ao programa, bem como promover a divulgação científica. Para a VII edição, serão parceiros na organização do evento o Curso de Licenciatura em Matemática da UFVJM, o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), a Diretoria de Educação Aberta e a Distância/UFVJM (DEAD) e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFNMG). Com a temática Educação Matemática, Diversidade e Inclusão Social, o evento será presencial, com transmissão simultânea pelo Youtube e organizado em sessões de apresentação de trabalhos (oral e pôster), palestras, mesa redonda e minicursos. A VII edição do ENEMANM / VII Seminário do PROFMAT acontecerá no período de 23 a 25 de outubro de 2024, no Campus do Mucuri/UFVJM. Espera-se receber participantes oriundos da região nordeste do estado de Minas Gerais, do sul da Bahia e do norte de Espírito Santo, além de docentes convidados para proferir palestras, ministrar minicursos e coordenar sessões de apresentação de trabalhos.
O evento adotará a modalidade do resumo simples que é um texto com no mínimo 250 e no máximo 400 palavras contendo o tema, o objetivo, o problema da pesquisa, a metodologia, as principais conclusões.
O autor que irá submeter não necessita ser necessariamente o primeiro autor do resumo. Cada trabalho poderá ter no máximo cinco (5) autores.
Serão aceitos resumos de pesquisa e extensão em andamento ou concluídas e relatos de experiência. Esses devem ser alinhados às áreas de Educação Matemática e Matemática.
Todos os trabalhos submetidos ao evento, se aprovados pela Comissão Científica, poderão ser apresentados na forma comunicação oral ou Pôster. A forma será escolhida pelos autores no momento da inscrição. A dimensão do Pôster deverá ser de 90 cm de largura X 120 cm de comprimento. O Pôster deverá ter suporte para fixação em tripé.
Para cada trabalho apresentado será fornecido um certificado com o nome de todos os autores até 30 dias após o encerramento do evento.
Cada trabalho submetido será avaliado por pelo menos dois (2) avaliadores ad hoc.
Tanto os autores vinculados aos cursos da DEAD/UFVJM, quanto os que residem fora da região de abrangência do evento, poderão apresentar os trabalhos aprovados de forma remota. Para isso, no ato do envio do resumo, é necessário informar o interesse na apresentação remota, a instituição de vinculação, município e estado que reside. As informações sobre as salas de apresentação remota serão disponibilizadas após o período de avaliação dos trabalhos.
PRAZOS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS: 11/09 a 06/10/2024
PRAZO DE AVALIAÇÃO PELA COMISSÃO CIENTÍFICA 07/10 a 10/10/2024
RESULTADO FINAL:11/10/2024
Coordenadora do Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual – CAP
Presidente da Associação de Apoio ao Autista de Teófilo Otoni – ADAA
Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Teófilo Otoni (Apae)
Presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Teófilo Otoni - Adefito
Presidente da Associação dos Surdos de Teófilo Otoni – Asto
Palestrante(a)
Mesa redonda: Em defesa da diversidade e inclusão
Palestrante(a)
Ferramentas Computacionais no Ensino de Ciências e Matemática
Palestrante(a)
Mesa redonda: Matemática
sustentabilidade e inclusão social
Minicurso 4: O desenvolvimento lógico-histórico do conhecimento geométrico: perpectivas para o ensino de Geometria
Palestrante(a)
Mesa redonda: Matemática
sustentabilidade e inclusão social
Mediador(a)
Mesa redonda: Em defesa da diversidade e inclusão
Palestrante(a)
Minicurso 1: Recurso de realidade aumentada do Geogebra no ensino de matemática
Palestrante(a)
Palestra de Abertura: Saberes tecidos: conexões entre Educação Matemática e artesanato com mulheres quilombolas
Palestrante(a)
Mesa redonda: Em defesa da diversidade e inclusão
Palestrante(a)
Minicurso 3: Jogos matemáticos no Geogebra
Palestrante(a)
Mesa redonda: Em defesa da diversidade e inclusão
Palestrante(a)
Minicurso 5: Prototipagem no Ensino
Palestrante(a)
Mesa redonda: Em defesa da diversidade e inclusão
Palestrante(a)
Mesa redonda: Em defesa da diversidade e inclusão
Mediador(a)
Mesa redonda: Matemática
sustentabilidade e inclusão social
Palestrante(a)
Sessão de comunicação científica e relatos de experiências
Minicurso 2: Números racionais: uma proposta de atividade utilizando o Geogebra