Alexandre Faissal
Mesa de Honra
Alexandre Faissal
Abertura
O Programa de Pós-graduação em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT / UFVJM, comprometido com a excelência acadêmica, através deste seminário pretende fomentar a pesquisa em áreas de interesse tanto dos pós-graduandos do programa quanto da comunidade acadêmica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
A pandemia global de COVID-19 trouxe consigo não apenas desafios físicos, mas também impactos significativos na saúde mental de indivíduos em todo o mundo. Os pós-graduandos, já enfrentando uma jornada acadêmica exigente, viram-se diante de novos desafios e incertezas, o que naturalmente pode ter afetado sua saúde mental. Diante deste cenário, neste evento também serão propostas reflexões sobre a saúde mental dos estudantes de pós-graduação e profissionais da educação.
Que este Seminário seja um passo significativo na direção de uma comunidade acadêmica mais consciente e solidária, onde a saúde mental dos pós-graduandos é valorizada e nutrida como parte integrante de seu percurso educacional.
Vagas limitadas: 130.
Organizadores:
Prof. Dr. Alexandre Faissal Brito Me. Jaime Batista de Souza Prof. Dr. Weversson Dalmaso Sellin Me. Diane Aparecida Figueiredo |
Katharina Tameirão Baur Paula Alves Duque Nascimento Odair Francisco dos Santos
|
Coordenador Institucional do PROFMAT / UFVJM
Diretor do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET)
Diretora do Campus do Mucuri (UFVJM)
Superintendente Regional de Ensino de Teófilo Otoni
O desconhecimento sobre os trâmites exigidos para realizar uma pesquisa envolvendo seres humanos pode se constituir numa etapa desgastante para um pesquisador. O objetivo da palestra é apresentar os itens de um projeto de pesquisa de acordo com as recomendações do comitê de ética na pesquisa (Resoluções 510/2016 e 466/2012), os procedimentos práticos relativos a submissão do projeto, os itens da análise ética, a carta resposta e o relatório final.
Pedagoga, historiadora, mestrado, doutorado e pós-doc em Educação pela UFU. Professora do curso de Licenciatura em Matemática da UFVJM e membro do comitê de ética da UFVJM. Áreas de interesse: Metodologia científica, história da educação e teorias da aprendizagem.
Esta Mesa Redonda conta com a participação de egressos do PROFMAT que atualmente trabalham na educação básica, ensino superior e direção escolar. É um momento em que os egressos pedrão compartilhar suas experiências no programa de pós-graduação, os desafios enfrentados e superados para o desenvolvimento da pesquisa, bem como o quanto a formação adquirida no PROFMAT impactou na vida profissional.
Graduado em Matemática (Licenciatura) pela Fenord (2003). Pós-Graduado em Matemática Financeira e Estatística pela FINOM (2011). Mestre em Matemática pelo PROFMAT / UFVJM (2017). Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Graduado em Matemática (Fenord), Mestre em Matemática (PROFMAT / UFVJM). Atualmente é matemático do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Campus do Mucuri). Temas de interesse: TDICs no ensino de Matemática, GeoGebra e Scratch.
Licenciado em Matemática (Unicamp), Mestrado PROFMAT / UFVJM, Professor ICET/UFVJM.
Licenciatura em Matemática (Fenord), Mestrado em Matemática (PROFMAT / UFVJM), Diretora da Escola Municipal Irmã Maria Amália.
Licenciatura em Matemática (Fenord), Mestrado em Matemática (PROFMAT – 2011/2013 / UFV), Professor EBTT – IFNMG – Campus Teófilo Otoni,
A saúde mental é uma preocupação crescente nas sociedades modernas, e as escolas públicas desempenham um papel fundamental no bem-estar dos alunos. Nesse contexto, a matemática pode desempenhar um papel importante no fortalecimento da saúde mental dos estudantes. Este tema explorará como a matemática pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais, promovendo uma melhor saúde mental nas escolas públicas.
Psicólogo, Analista de Educação Básica – AEB, pela Secretaria Estadual de Educação – SEE/MG, atuando nas escolas públicas pela Superintendência Regional de Ensino - SRE (Teófilo Otoni - MG). Pós graduado em Saúde Mental, Psicologia do Esporte e Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Neste minicurso, exploraremos os fundamentos essenciais do LaTeX, uma linguagem de marcação amplamente utilizada para a produção de documentos científicos, acadêmicos e técnicos, especialmente quando envolve notações matemáticas complexas.
Eu sou um Nerd, Programador e Professor de Matemática, sempre antenado em Ciência e Tecnologia. A minha graduação foi em Licenciatura em Matemática (2004) pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Nessa mesma instituição, fiz também a Especialização em Educação Matemática (2006). Já no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) eu fiz o Mestrado em Modelagem Computacional (2011). Por fim, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) eu fiz o Doutorado em Modelagem Computacional (2022). Eu trabalho no Departamento de Ciências Exatas (DCEX) da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (FACSAE) na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM/Campus Mucuri).
Como uma aplicação do Teorema de Green, é proposto em Cálculo, vol. 2, STEWART, James , que se P é um poligono simples de n lados com vértices V1(x1, y1), . . . , Vn(xn, yn) enumerados de tal maneira que ao serem percorridos na ordem de enumeração a região contornada pela poligonal permaneça à esquerda do percurso, então a área de P é dada por:
a(P) = 1/2 ∑ i=1 → n (xiyi+1 − xi+1yi) onde (xn+1, yn+1) = (x1, y1) (1)
Uma prova deste resultado no contexto da educação bãsica é apresentada por Elielson Magalhaes na sua dissertação do PROFMAT intitulada ”Uma Fórmula para a Área de um Polígono como Função dos seus Vértices”, e como consequência, obtem-se todas fórmulas clássicas de áreas de triângulos, paralelogramas, trapézios, poligonos reguláres e outras aplicações. Motivados pela eficiência de tal resultado, mas também concientes dos dados que são possíveis de colher na maioria da situações cotidianas relacionadas, neste texto nos dedicamos a complementar a expressão (1) fornecendo uma expressão para as coordenadas dos vértices como função dos lados e dos ângulos internos de P.
Possui graduação em bacharelado pela Universidad de Cartagena (2002), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais(2010). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas: Distribuição, Fibração, Singularidades, Uniforme, Folheação.
Cativar a atenção e despertar o interesse no aprendizagem de conteúdos no ensino básico tem-se tornado uma tarefa cada dia mais desafiadora para os professores, forçando-los a pensar em estrategias didaticas que levem em conta o uso do concreto e da tecnologia. O objetivo desta palestra é apontar as principais cuasas deste problema e algumas ações das agências de fomento e controle da educação básica. Em seguinda, apresentaremos uma ideia inovadora gerada no ambito do PROFMAT, para abordagem de alguns conceitos geométricos.
Possui graduação em bacharelado pela Universidad de Cartagena (2002), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais(2010). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas: Distribuição, Fibração, Singularidades, Uniforme, Folheação.
Mesa de Honra
Abertura
Palestrante(a)
Palestra 2 - O papel da matemática no fortalecimento da saúde mental dos alunos nas escolas públicas.
Conferencista
Mesa redonda: Relatos de experiências de egressos
Mesa de Honra
Abertura
Palestrante(a)
Palestra 1 - O projeto de pesquisa envolvendo seres humanos: conhecer para não adoecer.
Conferencista
Mesa redonda: Relatos de experiências de egressos
Mesa de Honra
Abertura
Mediador(a)
Mesa redonda: Relatos de experiências de egressos
Mesa de Honra
Abertura
Conferencista
Mesa redonda: Relatos de experiências de egressos
Palestrante(a)
Minicurso 2: Área de um polígono como função dos lados e ângulos internos
Palestra 3 - Inovação pedagógica e uso da tecnologia no Ensino Básico.
Palestrante(a)
Minicurso 1: Códigos básicos do LaTeX
Conferencista
Mesa redonda: Relatos de experiências de egressos