VI ENEMANM

05/12/2019 14:00
Rua Cruzeiro

Ingressos

Buscar

Credenciamento
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 06/12/2019
0
Mesa redonda: A crise das licenciaturas e a condição docente na atualidade
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 06/12/2019
0
Sessão de Pôsteres
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 06/12/2019
0
Minicurso: Uso da Calculadora Científica
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 06/12/2019
0
Atração Cultural
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 06/12/2019
0
Minicurso: Introdução à programação e robótica com o Arduino
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 06/12/2019
0
Palestra: A Prática como Componente Curricular no curso de Licenciatura em Matemática
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 06/12/2019
0
Minicurso: OPENSCAD e a impressão 3D
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 06/12/2019
0
Minicurso: Construções com Régua e Compasso: Números Construtíveis - Parte I
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 06/12/2019
0
Minicurso: Noções de Geometria e Funções com o GeoGebra - Parte I
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 06/12/2019
0
Minicurso: A Educação das Mulheres nos Livros Didáticos: Três lições sobre o cuidar de si.
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 06/12/2019
0
Minicurso: Introdução à criação de aplicativos: App Inventor
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 06/12/2019
0
Minicurso: Cubo Mágico
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 06/12/2019
0
Minicurso: Construções com Régua e Compasso: Números Construtíveis - Parte II
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 06/12/2019
0
Minicurso: Noções de Geometria e Funções com o GeoGebra - Parte II
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 06/12/2019
0
Minicurso: Recursos da Plataforma GeoGebra: atividades interativas em grupo
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 06/12/2019
0
Minicurso: Abordagens e metodologias utilizadas pelos alunos do PIBID Interdisciplinar de Matemática/Física da UFVJM para o ensino de unidades de medidas e unidades derivadas. (Parte 1)
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 06/12/2019
0
Minicurso: Abordagens e metodologias utilizadas pelos alunos do PIBID Interdisciplinar de Matemática/Física da UFVJM para o ensino de unidades de medidas e unidades derivadas - Parte 2
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 06/12/2019
0
Minicurso: Dispositivos de contagem do tempo: Algumas histórias e experimentações - Parte 1
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 06/12/2019
0
Minicurso: Dispositivos de contagem do tempo: Algumas histórias e experimentações - Parte 2
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 06/12/2019
0
Vendas encerradas

DESCRIÇÃO



PROGRAMAÇÃO

Credenciamento

14:00
Entrada do Pavilhão de Aulas

Minicurso: Uso da Calculadora Científica

15:00
Pavilhão de aulas (Laboratório 112)

As calculadoras científicas são equipamentos muito importantes para a resolução de diversos problemas de matemática. No entanto, a maioria das pessoas a utilizam apenas para operações básicas, sem saber das diversas possibilidades de cálculos que a mesma oferece. Além de auxiliar no desenvolvimento dos cálculos, a calculadora científica pode ser vista como um recurso didático para facilitar o ensino da matemática.

Wederson Marcos Alves

Minicurso: OPENSCAD e a impressão 3D

15:00
LEM - Laboratório de Ensino de Matemática

No mundo atual é cada vez mais importante estarmos ligados às novas tecnologias​. E quando pensamos em startups, uma tecnologia que nos permite criar protótipos a baixo custo é a impressão 3D.

Obs.: O participante deverá trazer notebook.

Minicurso: Construções com Régua e Compasso: Números Construtíveis - Parte I

15:00
Pavilhão de aulas (Sala 115)

05/12/2019 das 15:00 às 17h

As construções geométricas com régua e compasso já aparecem no século V a.C., época dos pitagóricos, e tiveram grande importância no desenvolvimento da Matemática grega. A escola pitagórica, existente em Crotona (Sul da Itália) e fundada em meados de -530, tinha certo caráter de sociedade secreta, e seus discípulos viam nos números como fundamento único a essência de todas as coisas. Contudo, por alguns séculos, nem todo número real conhecido hoje era digno de tal denominação. Nesse contexto, uma nova ideia apareceu. Nessa modelagem era possível construir quantidades geometricamente e os instrumentos para tais construções eram basicamente a régua e o compasso. Resolver um problema algébrico tinha novo sentido: Construir geometricamente sua solução. Esse novo tipo de álgebra propiciou avanços significativos na Matemática e, provavelmente, levou mais tarde ao descobrimento dos números irracionais. Apesar de contextualizar a história do nascimento dos conjuntos numéricos e, mais adiante, do nascimento da Álgebra e da própria Matemática como um todo, as atividades de construção geométrica, dentro do que se ensina como Geometria, possui modesto espaço no ensino básico em âmbito nacional. Nos currículos de ensino básico no Brasil, a partir de 1960, o Desenho Geométrico tornou-se uma disciplina curricular complementar que compunha a parte diversificada do currículo escolar (ZUIN, 2001). Hoje ainda, mesmo com um novo incentivo de novas coleções de livros didáticos por editoras importantes, o resgate dessa disciplina ainda é bastante tímido. Nesse sentido, buscando reintegrar e divulgar as atividades de construções geométricas ao ensino e aprendizagem da Matemática, o minicurso proposto possui diferentes objetivos em relação à professores e alunos. Relacionado ao primeiro, procura-se mostrar que construções com régua e compasso é uma forte ferramenta no ensino da matemática e que o trabalho com esse conteúdo permite que os alunos consigam fazer associações entre as diversas áreas da Matemática. Em particular, entre a Álgebra e a Geometria. Quanto aos alunos, é esperado que, por meio de tal conteúdo motivador e intrigante e das atividades propostas, seja possível promover o desenvolvimento de um pensamento sistêmico, do espírito de cooperação e do estabelecimento de conexões entre conhecimentos prévios; habilidades necessárias a sua formação.

Minicurso: Noções de Geometria e Funções com o GeoGebra - Parte I

15:00
Pavilhão de Aulas (Laboratório 110)

Dia 05/12/2019 das 15:00 às 17:00

O GeoGebra é um software de matemática dinâmica livre, que permite a construção de diversos objetos geométricos. Além disto, permite trabalhar com funções, desde o nível básico até o mais avançado. Por isso, esse minicurso se apresenta como uma possibilidade de incremento ao trabalho desenvolvido por professores da educação básica.

Cleilson Costa Alves

Minicurso: Abordagens e metodologias utilizadas pelos alunos do PIBID Interdisciplinar de Matemática/Física da UFVJM para o ensino de unidades de medidas e unidades derivadas. (Parte 1)

15:00
Pavilhão de aulas (Sala 105)

Ao longo de sua atuação no projeto supracitado os Iniciantes à docência juntamente
com seus supervisores e coordenadores, pesquisam e desenvolvem técnicas, princípios e
ferramentas, relacionados aos processos educacionais, para uso em sala de aula, visando maior
eficiência e eficácia no processo de ensino aprendizagem e superação de problemas que se
apresentam no cotidiano escolar. Baseado em suas experiências nesta edição do projeto uma
das equipes, elaborou este minicurso, no qual ela objetiva apresentar aos participantes uma
sequência de atividades ligadas aos temas Medidas, Unidades derivadas, Densidade e Empuxo.
Todas as atividades têm como premissas a contextualização e utilização de experimentos como
forma de promover a familiarização, significação e entendimento dos temas propostos.

Luana Vilas Bôas

RAQUEL ANTUNES DE CARVALHO

Minicurso: Dispositivos de contagem do tempo: Algumas histórias e experimentações - Parte 1

15:00
Pavilhão de aulas (Sala 106)

Antes do aparecimento dos relógios convencionais que conhecemos hoje, a humanidade servia-se de diversos dispositivos, muitas vezes rudimentares, de medição do tempo. Assumindo que relógio é qualquer dispositivo que através da determinação de intervalos
regulares, permite medir o tempo, podemos dizer que a história dos relógios acompanha, efetivamente, a própria história das civilizações. Por estar intrinsecamente ligada ao desenvolvimento científico, entender um pouco da evolução desses objetos nos permite ter uma dimensão do progresso científico da humanidade ao longo do tempo. Juntamente com o progresso científico os meios de geração, disseminação e conservação do tempo, sofreram ao longo dos séculos uma grande evolução, marcada pelo aperfeiçoamento constante de vários dispositivos bastante engenhosos e singulares. Pensando nisso uma das equipes do PIBID Interdisciplinar de Matemática/Física da UFVJM, baseando-se em oficinas por ela desenvolvida, criou este minicurso, que tem como objetivo principal contar um pouco da história da evolução do relógio, apresentando alguns desses dispositivos em ordem cronológica de surgimento,
propondo aos participantes experimentos que permitam o entendimento dos princípios de funcionamento e de leitura dos mesmos. Atrelado a isso, objetiva-se explorar uma variedade de
conteúdos científicos de uma forma experimental, contextualizada e interdisciplinar.

Brenda Alves Barbosa

EDGARD BATISTA RODRIGUES

Iandra Batista Gomes

Letícia Alves Chaves

Marcelo Gonçalves Dias

Rhayne Ingrid Alves Souza

Rikelly Karen Teixeira dos Santos

Vythória Rodrigues de Oliveira

Sessão de Pôsteres

17:15
Hall da Praça de Serviços do RU

A programação da Sessão de Pôsteres será divulgada a partir de novembro neste site. Não haverá apresentação oral de trabalhos. Os resumos aceitos, após serem analisados pela comissão ciêntifica do VI ENEMANM, serão programados para apresentação nas sessões de pôsteres. Os trabalhos terão o resumo publicado nos Anais/Resumos, no site do VI ENEMANM, a partir de dezembro de 2019.

Observações:

1)Todos os trabalhos aceitos deverão ser apresentados em forma de pôster conforme orientações para a submissão de trabalhos. 
2) Os autores responsáveis pela apresentação do trabalho devem permanecer junto ao pôster durante todo o período de exposição dos mesmos, conforme o horário e local estipulado acima.
3) Favor chegar uns 15 minutos antes do horário estipulado acima para proceder a fixação do pôster no espaço reservado para o mesmo.

Atração Cultural

18:30
A definir

A definir

Mesa redonda: A crise das licenciaturas e a condição docente na atualidade

19:00
Auditório central

A crise das licenciaturas e a condição docente na atualidade.

Minicurso: Introdução à programação e robótica com o Arduino

15:00
Pavilhão de aulas (Laboratório 112)

O Arduino é uma das grandes tendências de desenvolvimento tecnológica de embarcados devido à sua praticidade, acessibilidade e sua plataforma ser do tipo open-source, além disso, fornece autonomia de programação e prototipagem, sendo uma ferramenta multifuncional e útil a todos os níveis sociais, tais comos programadores, amadores, crianças e no ambiente educacional para estimular o raciocínio lógico estruturado em algorítmos.

Gustavo Henrique Barbosa de Oliveira

Helio Soares de Aguilar Junior

Marco Antônio Alchaar Guimarães

Marco Antonio Barbosa Castro

Minicurso: A Educação das Mulheres nos Livros Didáticos: Três lições sobre o cuidar de si.

15:00
Pavilhão de aulas (sala 116)

O livro enquanto objeto de pesquisa tem a sua importância devido ao lugar que ocupa numa instituição escolar: o de ser um instrumento poderoso não apenas no que diz respeito à instrução dos sujeitos, mas, também, no que concerne à educação moral. Quando se trata do ensino de leitura e escrita nas turmas iniciais, cresce sua importância. Muitos alunos carregam em si, como um fator identitário, marcas do livro didático com o qual foram alfabetizados e desenvolveram as habilidades de leitura. Uma coleção de livros escolares da autora mineira Lúcia Casasanta, denominada “As Mais Belas Histórias” (1954-1972) foi utilizada nas escolas mineiras para alfabetizar as crianças a partir dos meados do século XX. As histórias desses livros, contadas e recontadas por gerações de professores, permanecem vivas na memória daqueles que foram alfabetizados por esse material. Dentre as muitas lições ensinadas nessa coleção se destacam ensinamentos sobre a educação das meninas.

Felismina Dalva Teixeira Silva

Naiara Barbosa

Minicurso: Introdução à criação de aplicativos: App Inventor

15:00
Pavilhão de aulas (Laboratório 111)

No mundo hodierno a integração entre a esfera digital e a sociedade se torna cada vez mais presente. Diante deste fato, o presente trabalho tem como objetivo, explorar na prática conceitos que mediam a concepção e funcionamento dos aplicativos a partir da plataforma livre, App Inventor, mantida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Massachusetts Institute of Technology - MIT). A metodologia a ser utilizada é a linguagem em blocos como a linguagem Scratch, onde pode-se obter um melhor aprendizado, tendo em vista que, por ser uma linguagem mais compreensível, pode ser aplicada a indivíduos que não possuem um conhecimento abrangente na área de programação. Recursos utilizados: multiplicidade de telas, uso de armazenamento de variáveis, integração com sensores de dispositivos móveis, e outros mais, com propósito de que haja uma experiência completa no universo de criação de aplicativos.

Gustavo Chaves de Souza

Juliana Maria Pereira Vidal

Ryan Mendes Nunes

Minicurso: Cubo Mágico

15:00
LEM - Laboratório de Ensino de Matemática

Muito popular, o cubo mágico é um sólido geométrico composto por 6 faces, onde cada uma é formada por 3x3 camadas, além disso, cada face é colorida por uma cor diferente. Após girar as camadas, usando quaisquer movimentos, montar o cubo mágico implica em deixar todas as faces completas em suas cores, ou seja, cada face deve conter apenas uma cor à mostra. O método a ser utilizado na oficina é o “Método por Camadas”, onde a partir de uma face escolhida, será montada camada por camada, até concluir o cubo.

Ryan Mendes Nunes

Thaís Alves Cardoso

Wederson Marcos Alves

Minicurso: Construções com Régua e Compasso: Números Construtíveis - Parte II

15:00
Pavilhão de aulas (Sala 115)

06/12/2019 das 14:30 às 16:30
Para se inscrever nesta segunda parte do minicurso é necessário que o participante tenha concluído a primeira parte.

As construções geométricas com régua e compasso já aparecem no século V a.C., época dos pitagóricos, e tiveram grande importância no desenvolvimento da Matemática grega. A escola pitagórica, existente em Crotona (Sul da Itália) e fundada em meados de -530, tinha certo caráter de sociedade secreta, e seus discípulos viam nos números como fundamento único a essência de todas as coisas. Contudo, por alguns séculos, nem todo número real conhecido hoje era digno de tal denominação. Nesse contexto, uma nova ideia apareceu. Nessa modelagem era possível construir quantidades geometricamente e os instrumentos para tais construções eram basicamente a régua e o compasso. Resolver um problema algébrico tinha novo sentido: Construir geometricamente sua solução. Esse novo tipo de álgebra propiciou avanços significativos na Matemática e, provavelmente, levou mais tarde ao descobrimento dos números irracionais. Apesar de contextualizar a história do nascimento dos conjuntos numéricos e, mais adiante, do nascimento da Álgebra e da própria Matemática como um todo, as atividades de construção geométrica, dentro do que se ensina como Geometria, possui modesto espaço no ensino básico em âmbito nacional. Nos currículos de ensino básico no Brasil, a partir de 1960, o Desenho Geométrico tornou-se uma disciplina curricular complementar que compunha a parte diversificada do currículo escolar (ZUIN, 2001). Hoje ainda, mesmo com um novo incentivo de novas coleções de livros didáticos por editoras importantes, o resgate dessa disciplina ainda é bastante tímido. Nesse sentido, buscando reintegrar e divulgar as atividades de construções geométricas ao ensino e aprendizagem da Matemática, o minicurso proposto possui diferentes objetivos em relação à professores e alunos. Relacionado ao primeiro, procura-se mostrar que construções com régua e compasso é uma forte ferramenta no ensino da matemática e que o trabalho com esse conteúdo permite que os alunos consigam fazer associações entre as diversas áreas da Matemática. Em particular, entre a Álgebra e a Geometria. Quanto aos alunos, é esperado que, por meio de tal conteúdo motivador e intrigante e das atividades propostas, seja possível promover o desenvolvimento de um pensamento sistêmico, do espírito de cooperação e do estabelecimento de conexões entre conhecimentos prévios; habilidades necessárias a sua formação.

Minicurso: Noções de Geometria e Funções com o GeoGebra - Parte II

15:00
Pavilhão de aulas (Laboratório 110)

Dia 06/12/2019 das 15:00 às 17:00
Para se inscrever nesta segunda parte do minicurso é necessário que o participante tenha concluído a primeira parte.

O GeoGebra é um software de matemática dinâmica livre, que permite a construção de diversos objetos geométricos. Além disto, permite trabalhar com funções, desde o nível básico até o mais avançado. Por isso, esse minicurso se apresenta como uma possibilidade de incremento ao trabalho desenvolvido por professores da educação básica.

Minicurso: Recursos da Plataforma GeoGebra: atividades interativas em grupo

15:00
Prédio do ICET (Laboratório de Simulação)

A Plataforma GeoGebra.org oferece diversos recursos interativos como materiais em repositório, ambiente para criação de livro digital, grupo de trabalhos etc. Dentre este, destaca-se os recursos para grupos de trabalhos que oferece ao professor um ambiente interativo onde é possível criar atividades, fóruns de discussão e acesso a materiais didáticos, de forma que os participantes executem as atividades e respondam aos questionários num ambiente dinâmico. O ambiente também oferece ao professor acesso às construções no ambiente gráfico e às respostas dos participantes, podendo dar um feedback.

Jaime Batista de Souza

Minicurso: Abordagens e metodologias utilizadas pelos alunos do PIBID Interdisciplinar de Matemática/Física da UFVJM para o ensino de unidades de medidas e unidades derivadas - Parte 2

15:00
Pavilhão de aulas (Sala 105)

Para se inscrever nesta segunda parte do minicurso é necessário que o participante tenha concluído a primeira parte.

Ao longo de sua atuação no projeto supracitado os Iniciantes à docência juntamente com seus supervisores e coordenadores, pesquisam e desenvolvem técnicas, princípios e ferramentas, relacionados aos processos educacionais, para uso em sala de aula, visando maior eficiência e eficácia no processo de ensino aprendizagem e superação de problemas que se apresentam no cotidiano escolar. Baseado em suas experiências nesta edição do projeto uma das equipes, elaborou este minicurso, no qual ela objetiva apresentar aos participantes uma sequência de atividades ligadas aos temas Medidas, Unidades derivadas, Densidade e Empuxo.
Todas as atividades têm como premissas a contextualização e utilização de experimentos como forma de promover a familiarização, significação e entendimento dos temas propostos.

Minicurso: Dispositivos de contagem do tempo: Algumas histórias e experimentações - Parte 2

15:00
Pavilhão de aulas (Sala 106)

Para se inscrever nesta segunda parte do minicurso é necessário que o participante tenha concluído a primeira parte.

Antes do aparecimento dos relógios convencionais que conhecemos hoje, a humanidade servia-se de diversos dispositivos, muitas vezes rudimentares, de medição do tempo. Assumindo que relógio é qualquer dispositivo que através da determinação de intervalos
regulares, permite medir o tempo, podemos dizer que a história dos relógios acompanha, efetivamente, a própria história das civilizações. Por estar intrinsecamente ligada ao desenvolvimento científico, entender um pouco da evolução desses objetos nos permite ter uma dimensão do progresso científico da humanidade ao longo do tempo. Juntamente com o progresso científico os meios de geração, disseminação e conservação do tempo, sofreram ao longo dos séculos uma grande evolução, marcada pelo aperfeiçoamento constante de vários dispositivos bastante engenhosos e singulares. Pensando nisso uma das equipes do PIBID Interdisciplinar de Matemática/Física da UFVJM, baseando-se em oficinas por ela desenvolvida, criou este minicurso, que tem como objetivo principal contar um pouco da história da evolução do relógio, apresentando alguns desses dispositivos em ordem cronológica de surgimento,
propondo aos participantes experimentos que permitam o entendimento dos princípios de funcionamento e de leitura dos mesmos. Atrelado a isso, objetiva-se explorar uma variedade de conteúdos científicos de uma forma experimental, contextualizada e interdisciplinar.

Brenda Alves Barbosa

EDGARD BATISTA RODRIGUES

Iandra Batista Gomes

Letícia Alves Chaves

Marcelo Gonçalves Dias

Rhayne Ingrid Alves Souza

Rikelly Karen Teixeira dos Santos

Vythória Rodrigues de Oliveira

Palestra: A Prática como Componente Curricular no curso de Licenciatura em Matemática

19:00
Auditório Central

A Prática como Componente Curricular no curso de Licenciatura em Matemática.

PARTICIPANTES

card image

Brenda Alves Barbosa

Palestrante(a)

Brenda Alves Barbosa

Minicurso: Dispositivos de contagem do tempo: Algumas histórias e experimentações - Parte 1

Minicurso: Dispositivos de contagem do tempo: Algumas histórias e experimentações - Parte 2

card image

Cleilson Costa Alves

Palestrante(a)

Cleilson Costa Alves

Minicurso: Noções de Geometria e Funções com o GeoGebra - Parte I

card image

EDGARD BATISTA RODRIGUES

Palestrante(a)

EDGARD BATISTA RODRIGUES

Minicurso: Dispositivos de contagem do tempo: Algumas histórias e experimentações - Parte 1

Minicurso: Dispositivos de contagem do tempo: Algumas histórias e experimentações - Parte 2

card image

Felismina Dalva Teixeira Silva

Palestrante(a)

Felismina Dalva Teixeira Silva

Minicurso: A Educação das Mulheres nos Livros Didáticos: Três lições sobre o cuidar de si.

card image

Gustavo Chaves de Souza

Palestrante(a)

Gustavo Chaves de Souza

Minicurso: Introdução à criação de aplicativos: App Inventor

card image

Gustavo Henrique Barbosa de Oliveira

Palestrante(a)

Gustavo Henrique Barbosa de Oliveira

Minicurso: Introdução à programação e robótica com o Arduino

card image

Helio Soares de Aguilar Junior

Palestrante(a)

Helio Soares de Aguilar Junior

Minicurso: Introdução à programação e robótica com o Arduino

card image

Iandra Batista Gomes

Palestrante(a)

Iandra Batista Gomes

Minicurso: Dispositivos de contagem do tempo: Algumas histórias e experimentações - Parte 1

Minicurso: Dispositivos de contagem do tempo: Algumas histórias e experimentações - Parte 2

card image

Jaime Batista de Souza

Palestrante(a)

Jaime Batista de Souza

Minicurso: Recursos da Plataforma GeoGebra: atividades interativas em grupo

card image

Juliana Maria Pereira Vidal

Palestrante(a)

Juliana Maria Pereira Vidal

Minicurso: Introdução à criação de aplicativos: App Inventor

card image

Letícia Alves Chaves

Palestrante(a)

Letícia Alves Chaves

Minicurso: Dispositivos de contagem do tempo: Algumas histórias e experimentações - Parte 1

Minicurso: Dispositivos de contagem do tempo: Algumas histórias e experimentações - Parte 2

card image

Luana Vilas Bôas

Palestrante(a)

Luana Vilas Bôas

Minicurso: Abordagens e metodologias utilizadas pelos alunos do PIBID Interdisciplinar de Matemática/Física da UFVJM para o ensino de unidades de medidas e unidades derivadas. (Parte 1)

card image

Marcelo Gonçalves Dias

Palestrante(a)

Marcelo Gonçalves Dias

Minicurso: Dispositivos de contagem do tempo: Algumas histórias e experimentações - Parte 1

Minicurso: Dispositivos de contagem do tempo: Algumas histórias e experimentações - Parte 2

card image

Marco Antônio Alchaar Guimarães

Palestrante(a)

Marco Antônio Alchaar Guimarães

Minicurso: Introdução à programação e robótica com o Arduino

card image

Marco Antonio Barbosa Castro

Palestrante(a)

Marco Antonio Barbosa Castro

Minicurso: Introdução à programação e robótica com o Arduino

card image

Naiara Barbosa

Palestrante(a)

Naiara Barbosa

Minicurso: A Educação das Mulheres nos Livros Didáticos: Três lições sobre o cuidar de si.

card image

RAQUEL ANTUNES DE CARVALHO

Palestrante(a)

RAQUEL ANTUNES DE CARVALHO

Minicurso: Abordagens e metodologias utilizadas pelos alunos do PIBID Interdisciplinar de Matemática/Física da UFVJM para o ensino de unidades de medidas e unidades derivadas. (Parte 1)

card image

Rhayne Ingrid Alves Souza

Palestrante(a)

Rhayne Ingrid Alves Souza

Minicurso: Dispositivos de contagem do tempo: Algumas histórias e experimentações - Parte 1

Minicurso: Dispositivos de contagem do tempo: Algumas histórias e experimentações - Parte 2

card image

Rikelly Karen Teixeira dos Santos

Palestrante(a)

Rikelly Karen Teixeira dos Santos

Minicurso: Dispositivos de contagem do tempo: Algumas histórias e experimentações - Parte 1

Minicurso: Dispositivos de contagem do tempo: Algumas histórias e experimentações - Parte 2

card image

Ryan Mendes Nunes

Palestrante(a)

Ryan Mendes Nunes

Minicurso: Introdução à criação de aplicativos: App Inventor

Minicurso: Cubo Mágico

card image

Thaís Alves Cardoso

Palestrante(a)

Thaís Alves Cardoso

Minicurso: Cubo Mágico

card image

Vythória Rodrigues de Oliveira

Palestrante(a)

Vythória Rodrigues de Oliveira

Minicurso: Dispositivos de contagem do tempo: Algumas histórias e experimentações - Parte 1

Minicurso: Dispositivos de contagem do tempo: Algumas histórias e experimentações - Parte 2

card image

Wederson Marcos Alves

Palestrante(a)

Wederson Marcos Alves

Minicurso: Uso da Calculadora Científica

Minicurso: Cubo Mágico

ENTRE EM CONTATO