Brenda Alves Barbosa
Palestrante(a)
Brenda Alves Barbosa
Minicurso: Dispositivos de contagem do tempo: Algumas histórias e experimentações - Parte 1
Minicurso: Dispositivos de contagem do tempo: Algumas histórias e experimentações - Parte 2
As calculadoras científicas são equipamentos muito importantes para a resolução de diversos problemas de matemática. No entanto, a maioria das pessoas a utilizam apenas para operações básicas, sem saber das diversas possibilidades de cálculos que a mesma oferece. Além de auxiliar no desenvolvimento dos cálculos, a calculadora científica pode ser vista como um recurso didático para facilitar o ensino da matemática.
No mundo atual é cada vez mais importante estarmos ligados às novas tecnologias. E quando pensamos em startups, uma tecnologia que nos permite criar protótipos a baixo custo é a impressão 3D.
Obs.: O participante deverá trazer notebook.
Ao longo de sua atuação no projeto supracitado os Iniciantes à docência juntamente
com seus supervisores e coordenadores, pesquisam e desenvolvem técnicas, princípios e
ferramentas, relacionados aos processos educacionais, para uso em sala de aula, visando maior
eficiência e eficácia no processo de ensino aprendizagem e superação de problemas que se
apresentam no cotidiano escolar. Baseado em suas experiências nesta edição do projeto uma
das equipes, elaborou este minicurso, no qual ela objetiva apresentar aos participantes uma
sequência de atividades ligadas aos temas Medidas, Unidades derivadas, Densidade e Empuxo.
Todas as atividades têm como premissas a contextualização e utilização de experimentos como
forma de promover a familiarização, significação e entendimento dos temas propostos.
Antes do aparecimento dos relógios convencionais que conhecemos hoje, a humanidade servia-se de diversos dispositivos, muitas vezes rudimentares, de medição do tempo. Assumindo que relógio é qualquer dispositivo que através da determinação de intervalos
regulares, permite medir o tempo, podemos dizer que a história dos relógios acompanha, efetivamente, a própria história das civilizações. Por estar intrinsecamente ligada ao desenvolvimento científico, entender um pouco da evolução desses objetos nos permite ter uma dimensão do progresso científico da humanidade ao longo do tempo. Juntamente com o progresso científico os meios de geração, disseminação e conservação do tempo, sofreram ao longo dos séculos uma grande evolução, marcada pelo aperfeiçoamento constante de vários dispositivos bastante engenhosos e singulares. Pensando nisso uma das equipes do PIBID Interdisciplinar de Matemática/Física da UFVJM, baseando-se em oficinas por ela desenvolvida, criou este minicurso, que tem como objetivo principal contar um pouco da história da evolução do relógio, apresentando alguns desses dispositivos em ordem cronológica de surgimento,
propondo aos participantes experimentos que permitam o entendimento dos princípios de funcionamento e de leitura dos mesmos. Atrelado a isso, objetiva-se explorar uma variedade de
conteúdos científicos de uma forma experimental, contextualizada e interdisciplinar.
A programação da Sessão de Pôsteres será divulgada a partir de novembro neste site. Não haverá apresentação oral de trabalhos. Os resumos aceitos, após serem analisados pela comissão ciêntifica do VI ENEMANM, serão programados para apresentação nas sessões de pôsteres. Os trabalhos terão o resumo publicado nos Anais/Resumos, no site do VI ENEMANM, a partir de dezembro de 2019.
Observações:
1)Todos os trabalhos aceitos deverão ser apresentados em forma de pôster conforme orientações para a submissão de trabalhos.
2) Os autores responsáveis pela apresentação do trabalho devem permanecer junto ao pôster durante todo o período de exposição dos mesmos, conforme o horário e local estipulado acima.
3) Favor chegar uns 15 minutos antes do horário estipulado acima para proceder a fixação do pôster no espaço reservado para o mesmo.
A definir
O Arduino é uma das grandes tendências de desenvolvimento tecnológica de embarcados devido à sua praticidade, acessibilidade e sua plataforma ser do tipo open-source, além disso, fornece autonomia de programação e prototipagem, sendo uma ferramenta multifuncional e útil a todos os níveis sociais, tais comos programadores, amadores, crianças e no ambiente educacional para estimular o raciocínio lógico estruturado em algorítmos.
06/12/2019 das 14:30 às 16:30
Para se inscrever nesta segunda parte do minicurso é necessário que o participante tenha concluído a primeira parte.
As construções geométricas com régua e compasso já aparecem no século V a.C., época dos pitagóricos, e tiveram grande importância no desenvolvimento da Matemática grega. A escola pitagórica, existente em Crotona (Sul da Itália) e fundada em meados de -530, tinha certo caráter de sociedade secreta, e seus discípulos viam nos números como fundamento único a essência de todas as coisas. Contudo, por alguns séculos, nem todo número real conhecido hoje era digno de tal denominação. Nesse contexto, uma nova ideia apareceu. Nessa modelagem era possível construir quantidades geometricamente e os instrumentos para tais construções eram basicamente a régua e o compasso. Resolver um problema algébrico tinha novo sentido: Construir geometricamente sua solução. Esse novo tipo de álgebra propiciou avanços significativos na Matemática e, provavelmente, levou mais tarde ao descobrimento dos números irracionais. Apesar de contextualizar a história do nascimento dos conjuntos numéricos e, mais adiante, do nascimento da Álgebra e da própria Matemática como um todo, as atividades de construção geométrica, dentro do que se ensina como Geometria, possui modesto espaço no ensino básico em âmbito nacional. Nos currículos de ensino básico no Brasil, a partir de 1960, o Desenho Geométrico tornou-se uma disciplina curricular complementar que compunha a parte diversificada do currículo escolar (ZUIN, 2001). Hoje ainda, mesmo com um novo incentivo de novas coleções de livros didáticos por editoras importantes, o resgate dessa disciplina ainda é bastante tímido. Nesse sentido, buscando reintegrar e divulgar as atividades de construções geométricas ao ensino e aprendizagem da Matemática, o minicurso proposto possui diferentes objetivos em relação à professores e alunos. Relacionado ao primeiro, procura-se mostrar que construções com régua e compasso é uma forte ferramenta no ensino da matemática e que o trabalho com esse conteúdo permite que os alunos consigam fazer associações entre as diversas áreas da Matemática. Em particular, entre a Álgebra e a Geometria. Quanto aos alunos, é esperado que, por meio de tal conteúdo motivador e intrigante e das atividades propostas, seja possível promover o desenvolvimento de um pensamento sistêmico, do espírito de cooperação e do estabelecimento de conexões entre conhecimentos prévios; habilidades necessárias a sua formação.
Dia 06/12/2019 das 15:00 às 17:00
Para se inscrever nesta segunda parte do minicurso é necessário que o participante tenha concluído a primeira parte.
O GeoGebra é um software de matemática dinâmica livre, que permite a construção de diversos objetos geométricos. Além disto, permite trabalhar com funções, desde o nível básico até o mais avançado. Por isso, esse minicurso se apresenta como uma possibilidade de incremento ao trabalho desenvolvido por professores da educação básica.
A Plataforma GeoGebra.org oferece diversos recursos interativos como materiais em repositório, ambiente para criação de livro digital, grupo de trabalhos etc. Dentre este, destaca-se os recursos para grupos de trabalhos que oferece ao professor um ambiente interativo onde é possível criar atividades, fóruns de discussão e acesso a materiais didáticos, de forma que os participantes executem as atividades e respondam aos questionários num ambiente dinâmico. O ambiente também oferece ao professor acesso às construções no ambiente gráfico e às respostas dos participantes, podendo dar um feedback.
Para se inscrever nesta segunda parte do minicurso é necessário que o participante tenha concluído a primeira parte.
Ao longo de sua atuação no projeto supracitado os Iniciantes à docência juntamente com seus supervisores e coordenadores, pesquisam e desenvolvem técnicas, princípios e ferramentas, relacionados aos processos educacionais, para uso em sala de aula, visando maior eficiência e eficácia no processo de ensino aprendizagem e superação de problemas que se apresentam no cotidiano escolar. Baseado em suas experiências nesta edição do projeto uma das equipes, elaborou este minicurso, no qual ela objetiva apresentar aos participantes uma sequência de atividades ligadas aos temas Medidas, Unidades derivadas, Densidade e Empuxo.
Todas as atividades têm como premissas a contextualização e utilização de experimentos como forma de promover a familiarização, significação e entendimento dos temas propostos.
Para se inscrever nesta segunda parte do minicurso é necessário que o participante tenha concluído a primeira parte.
Antes do aparecimento dos relógios convencionais que conhecemos hoje, a humanidade servia-se de diversos dispositivos, muitas vezes rudimentares, de medição do tempo. Assumindo que relógio é qualquer dispositivo que através da determinação de intervalos
regulares, permite medir o tempo, podemos dizer que a história dos relógios acompanha, efetivamente, a própria história das civilizações. Por estar intrinsecamente ligada ao desenvolvimento científico, entender um pouco da evolução desses objetos nos permite ter uma dimensão do progresso científico da humanidade ao longo do tempo. Juntamente com o progresso científico os meios de geração, disseminação e conservação do tempo, sofreram ao longo dos séculos uma grande evolução, marcada pelo aperfeiçoamento constante de vários dispositivos bastante engenhosos e singulares. Pensando nisso uma das equipes do PIBID Interdisciplinar de Matemática/Física da UFVJM, baseando-se em oficinas por ela desenvolvida, criou este minicurso, que tem como objetivo principal contar um pouco da história da evolução do relógio, apresentando alguns desses dispositivos em ordem cronológica de surgimento,
propondo aos participantes experimentos que permitam o entendimento dos princípios de funcionamento e de leitura dos mesmos. Atrelado a isso, objetiva-se explorar uma variedade de conteúdos científicos de uma forma experimental, contextualizada e interdisciplinar.
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