V Seminário do PROFMAT UFVJM 2022

16/12/2022 13:30
Rua do Cruzeiro, 01, Jardim São Paulo

Ingressos

Buscar

Credenciamento
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 13/12/2022
0
Abertura
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 13/12/2022
0
Palestra: "Algoritmos para construção automática de florestas de árvores arteriais"
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 13/12/2022
0
Coffee Break
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 13/12/2022
0
Mini curso (parte 1): “O ensino-aprendizagem das funções matemáticas utilizando o software GeoGebra”
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 13/12/2022
0
Intervalo
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 13/12/2022
0
Palestra: "O estudo de modelos populacionais como ferramenta de ensino-aprendizagem"
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 13/12/2022
0
Mini curso (parte 2): “O ensino-aprendizagem das funções matemáticas utilizando o software GeoGebra”
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 13/12/2022
0
Coffee Break
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 13/12/2022
0
Palestra: "História e ensino de matemática: possíveis articulações"
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 13/12/2022
0
Encerramento
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 13/12/2022
0
Vendas encerradas

DESCRIÇÃO


Seminário realizado pelo Programa de Pós-graduação em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT com o objetivo de fomentar a pesquisa em áreas de interesse dos pós-graduandos do Programa e também da comunidade acadêmica da UFVJM, bem como a comunidade externa.

Vagas limitadas: 130.

 

Equipe Organizadora:

Prof. Dr. Weverson Dalmaso Sellin
Coordenador do Profmat/UFVJM
Docente (DCEX / FACSAE / UFVJM)

Me. Jaime Batista de Souza
Matemático (ICET / UFVJM)
 
Profa. Dra. Jaqueline Maria da Silva
Docente (ICET / UFVJM)
 

 

PROGRAMAÇÃO

Credenciamento

13:30 às 14:00
Auditório (prédio do ICET)

Os participantes devem chegar com antecedência para realizarem o credenciamento.

Abertura

14:00 às 14:10
Auditório (prédio do ICET)

Os participantes devem chegar com antecedência para realizarem o credenciamento.

Palestra: "O estudo de modelos populacionais como ferramenta de ensino-aprendizagem"

14:10 às 16:00
Auditório (prédio do ICET)

O crescente estudo de modelos matemáticos pode ajudar a entender os processos dinâmicos envolvidos em biologia populacional e fazer previsões práticas, tais como distribuição etária de uma população humana com ou sem sua distribuição etária, a previsão da extinção de uma espécie, etc. Neste sentido, um modelo matemático é um conjunto de símbolos e relações matemáticas que representam, de alguma forma, o objeto estudado. Assim, a Modelagem Matemática é um processo dinâmico, uma forma de abstração e generalização com a finalidade de previsão de tendências, consistindo, essencialmente, na arte de transformar situações da realidade em problemas matemáticos cujas soluções devem ser interpretadas na linguagem usual. Desta forma, considerando que aborda conceitos de derivação e integração, o estudo de modelos populacionais pode se tornar uma ferramenta de ensino eficiente quando aplicado aos conceitos de funções de uma variável.

 

Palestrante(a): Profa. Dra. Jaqueline Maria da Silva

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2011) em Modelagem Computacional ambos pelo Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC. Pós Doutorado na Universidade de Leicester, no Reino Unido sobre Invasões Biológicas. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e leciona na Graduação, na Especialização e no Mestrado Profissional em Matemática, o PROFMAT. Tem experiência na área de Modelagem Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia, Populações Multi-Espécies, invasões Biológicas. Transporte de Contaminantes, Ensino de Matemática e Formação Docente.

Coffee Break

16:00 às 16:30
Prédio do ICET

Café

Mini curso (parte 1): “O ensino-aprendizagem das funções matemáticas utilizando o software GeoGebra”

16:30 às 18:30
Laboratório de Informática 201 (prédio do ICET)

Vagas limitadas: 60

Palestrante(a): Prof. Dr. Arildo Castelluber

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2014), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2003), especialização pela Faculdade da Região dos Lagos (2001), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (1983), graduação em Matemática pela Universidade Salgado de Oliveira (1999), licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ateneu (2016). É subcoordenador do Curso de Licenciatura em Matemática do Ceunes/UFES. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em Matemática do Ceunes/UFES. Membro presidente do colegiado do curso de Licenciatura em Matemática do Ceunes/UFES. Membro do Conselho Departamental do Ceunes. Coordenador do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) do Departamento de Matemática Aplicada (DMA) do Ceunes/Ufes. Avaliador "ad hoc" do INEP/MEC. Atua principalmente nos seguintes temas: Matemática, Educação Matemática, Educação, História da Matemática, História da Educação Matemática e formação de professores.

Intervalo

18:30 às 19:00
Prédio do ICET

Vagas limitadas: 60

Palestra: "Algoritmos para construção automática de florestas de árvores arteriais"

19:00 às 21:00
Auditório (prédio do ICET)

Os aparelhos modernos de aquisição de imagens médicas não possuem resolução suficiente para detectar vasos sanguíneos com diâmetros abaixo de uma fração de milímetros. Entretanto, ter um modelo geométrico desses vasos é importante para estudar a hemodinâmica do sistema cardiovascular humano para auxiliar no diagnóstico de doenças e no planejamento de tratamentos. Nesta apresentação serão discutidos algoritmos baseados no método Constrained Constructive Optimization (CCO) que possibilitam gerar um modelo da estrutura geométrica de um sistema vascular com várias árvores, utilizando condições de contorno fisiológicas de pressão e fluxo e levando em conta a minimização do volume intravascular total durante a construção do modelo.

Palavra chave: modelagem matemática, equações diferenciais, soluções aproximadas.

Palestrante(a): Luiz Aquino

O professor Luiz Cláudio Mesquita de Aquino, que segundo suas palavras, se diz um nerd, programador e professor de matemática, sempre antenado em ciência e tecnologia. Graduado  em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Nessa mesma instituição, fez também a especialização em Educação Matemática. Já no Laboratório Nacional de Computação Científica fez o mestrado em Modelagem Computacional e, por fim, na Universidade Federal De Juiz de Fora fez o doutorado em Modelagem Computacional. O Professor Aquino trabalha no Departamento de Ciências Exatas da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Mini curso (parte 2): “O ensino-aprendizagem das funções matemáticas utilizando o software GeoGebra”

08:00 às 10:00
Laboratório de Informática 201 (prédio do ICET)

Vagas limitadas: 60

Palestrante(a): Prof. Dr. Arildo Castelluber

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2014), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2003), especialização pela Faculdade da Região dos Lagos (2001), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (1983), graduação em Matemática pela Universidade Salgado de Oliveira (1999), licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ateneu (2016). É subcoordenador do Curso de Licenciatura em Matemática do Ceunes/UFES. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em Matemática do Ceunes/UFES. Membro presidente do colegiado do curso de Licenciatura em Matemática do Ceunes/UFES. Membro do Conselho Departamental do Ceunes. Coordenador do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) do Departamento de Matemática Aplicada (DMA) do Ceunes/Ufes. Avaliador "ad hoc" do INEP/MEC. Atua principalmente nos seguintes temas: Matemática, Educação Matemática, Educação, História da Matemática, História da Educação Matemática e formação de professores.

Coffee Break

10:00 às 10:30
Prédio do ICET

Vagas limitadas: 60

Palestra: "História e ensino de matemática: possíveis articulações"

10:30 às 12:30
Auditório (prédio do ICET)

Procura demonstrar articulações entre história e ensino de matemática baseando-se em discussões teóricas e em investigações cujos temas envolvem o uso de fontes originais, atividades históricas estruturadas e construções e usos de instrumentos matemáticos antigos.

Palestrante(a): Profa. Dra. Andressa Cesana

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Coordenação Universitária Norte do Espírito Santo - Antiga CEUNES - UFES (1995), Mestrado em Matemática pela PUC/RJ (2000) orientado pelo professor João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho e coorientado pela professora Circe Mary Silva da Silva Dynnikov. Doutorado em Educação (Linha de pesquisa: Educação e Linguagens: Matemática) no PPGE/UFES (2013) orientado pela professora Circe Mary Silva da Silva Dynnikov e, Pós-doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP supervisionado pelo professor Fumikazu Saito (2021). Professora do Departamento de Matemática Aplicada/DMA do CEUNES/UFES desde agosto de 2008. Coordenadora de área do PIBID - Matemática - CEUNES/UFES - Edital 2018. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática do CEUNES (agosto 2022 - agosto 2024). Membra do Núcleo Docente Estruturante e da Comissão de Monografia do Curso de Licenciatura em Matemática do CEUNES/UFES (desde agosto de 2020). Tem experiência em estudos sobre História da Matemática, Articulações entre História e Ensino de Matemática e Educação Matemática, interessando-se, principalmente, por instrumentos matemáticos antigos. 

Encerramento

12:30 às 13:00
Auditório (prédio do ICET)

Procura demonstrar articulações entre história e ensino de matemática baseando-se em discussões teóricas e em investigações cujos temas envolvem o uso de fontes originais, atividades históricas estruturadas e construções e usos de instrumentos matemáticos antigos.

Palestrante(a): Profa. Dra. Andressa Cesana

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Coordenação Universitária Norte do Espírito Santo - Antiga CEUNES - UFES (1995), Mestrado em Matemática pela PUC/RJ (2000) orientado pelo professor João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho e coorientado pela professora Circe Mary Silva da Silva Dynnikov. Doutorado em Educação (Linha de pesquisa: Educação e Linguagens: Matemática) no PPGE/UFES (2013) orientado pela professora Circe Mary Silva da Silva Dynnikov e, Pós-doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP supervisionado pelo professor Fumikazu Saito (2021). Professora do Departamento de Matemática Aplicada/DMA do CEUNES/UFES desde agosto de 2008. Coordenadora de área do PIBID - Matemática - CEUNES/UFES - Edital 2018. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática do CEUNES (agosto 2022 - agosto 2024). Membra do Núcleo Docente Estruturante e da Comissão de Monografia do Curso de Licenciatura em Matemática do CEUNES/UFES (desde agosto de 2020). Tem experiência em estudos sobre História da Matemática, Articulações entre História e Ensino de Matemática e Educação Matemática, interessando-se, principalmente, por instrumentos matemáticos antigos. 

PARTICIPANTES

card image

Profa. Dra. Andressa Cesana

Palestrante(a)

Profa. Dra. Andressa Cesana

Palestra: "História e ensino de matemática: possíveis articulações"

Encerramento

card image

Prof. Dr. Arildo Castelluber

Palestrante(a)

Prof. Dr. Arildo Castelluber

Mini curso (parte 1): “O ensino-aprendizagem das funções matemáticas utilizando o software GeoGebra”

Mini curso (parte 2): “O ensino-aprendizagem das funções matemáticas utilizando o software GeoGebra”

card image

Profa. Dra. Jaqueline Maria da Silva

Palestrante(a)

Profa. Dra. Jaqueline Maria da Silva

Palestra: "O estudo de modelos populacionais como ferramenta de ensino-aprendizagem"

card image

Luiz Aquino

Palestrante(a)

Luiz Aquino

Palestra: "Algoritmos para construção automática de florestas de árvores arteriais"

ENTRE EM CONTATO