Profa. Dra. Andressa Cesana
Palestrante(a)
Profa. Dra. Andressa Cesana
Palestra: "História e ensino de matemática: possíveis articulações"
Encerramento
Seminário realizado pelo Programa de Pós-graduação em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT com o objetivo de fomentar a pesquisa em áreas de interesse dos pós-graduandos do Programa e também da comunidade acadêmica da UFVJM, bem como a comunidade externa.
Vagas limitadas: 130.
Equipe Organizadora:
Prof. Dr. Weverson Dalmaso Sellin |
Me. Jaime Batista de Souza Matemático (ICET / UFVJM) |
Profa. Dra. Jaqueline Maria da Silva Docente (ICET / UFVJM) |
Os participantes devem chegar com antecedência para realizarem o credenciamento.
Os participantes devem chegar com antecedência para realizarem o credenciamento.
O crescente estudo de modelos matemáticos pode ajudar a entender os processos dinâmicos envolvidos em biologia populacional e fazer previsões práticas, tais como distribuição etária de uma população humana com ou sem sua distribuição etária, a previsão da extinção de uma espécie, etc. Neste sentido, um modelo matemático é um conjunto de símbolos e relações matemáticas que representam, de alguma forma, o objeto estudado. Assim, a Modelagem Matemática é um processo dinâmico, uma forma de abstração e generalização com a finalidade de previsão de tendências, consistindo, essencialmente, na arte de transformar situações da realidade em problemas matemáticos cujas soluções devem ser interpretadas na linguagem usual. Desta forma, considerando que aborda conceitos de derivação e integração, o estudo de modelos populacionais pode se tornar uma ferramenta de ensino eficiente quando aplicado aos conceitos de funções de uma variável.
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2011) em Modelagem Computacional ambos pelo Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC. Pós Doutorado na Universidade de Leicester, no Reino Unido sobre Invasões Biológicas. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e leciona na Graduação, na Especialização e no Mestrado Profissional em Matemática, o PROFMAT. Tem experiência na área de Modelagem Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia, Populações Multi-Espécies, invasões Biológicas. Transporte de Contaminantes, Ensino de Matemática e Formação Docente.
Café
Vagas limitadas: 60
Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2014), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2003), especialização pela Faculdade da Região dos Lagos (2001), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (1983), graduação em Matemática pela Universidade Salgado de Oliveira (1999), licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ateneu (2016). É subcoordenador do Curso de Licenciatura em Matemática do Ceunes/UFES. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em Matemática do Ceunes/UFES. Membro presidente do colegiado do curso de Licenciatura em Matemática do Ceunes/UFES. Membro do Conselho Departamental do Ceunes. Coordenador do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) do Departamento de Matemática Aplicada (DMA) do Ceunes/Ufes. Avaliador "ad hoc" do INEP/MEC. Atua principalmente nos seguintes temas: Matemática, Educação Matemática, Educação, História da Matemática, História da Educação Matemática e formação de professores.
Vagas limitadas: 60
Os aparelhos modernos de aquisição de imagens médicas não possuem resolução suficiente para detectar vasos sanguíneos com diâmetros abaixo de uma fração de milímetros. Entretanto, ter um modelo geométrico desses vasos é importante para estudar a hemodinâmica do sistema cardiovascular humano para auxiliar no diagnóstico de doenças e no planejamento de tratamentos. Nesta apresentação serão discutidos algoritmos baseados no método Constrained Constructive Optimization (CCO) que possibilitam gerar um modelo da estrutura geométrica de um sistema vascular com várias árvores, utilizando condições de contorno fisiológicas de pressão e fluxo e levando em conta a minimização do volume intravascular total durante a construção do modelo.
Palavra chave: modelagem matemática, equações diferenciais, soluções aproximadas.
O professor Luiz Cláudio Mesquita de Aquino, que segundo suas palavras, se diz um nerd, programador e professor de matemática, sempre antenado em ciência e tecnologia. Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Nessa mesma instituição, fez também a especialização em Educação Matemática. Já no Laboratório Nacional de Computação Científica fez o mestrado em Modelagem Computacional e, por fim, na Universidade Federal De Juiz de Fora fez o doutorado em Modelagem Computacional. O Professor Aquino trabalha no Departamento de Ciências Exatas da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Vagas limitadas: 60
Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2014), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2003), especialização pela Faculdade da Região dos Lagos (2001), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (1983), graduação em Matemática pela Universidade Salgado de Oliveira (1999), licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ateneu (2016). É subcoordenador do Curso de Licenciatura em Matemática do Ceunes/UFES. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em Matemática do Ceunes/UFES. Membro presidente do colegiado do curso de Licenciatura em Matemática do Ceunes/UFES. Membro do Conselho Departamental do Ceunes. Coordenador do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) do Departamento de Matemática Aplicada (DMA) do Ceunes/Ufes. Avaliador "ad hoc" do INEP/MEC. Atua principalmente nos seguintes temas: Matemática, Educação Matemática, Educação, História da Matemática, História da Educação Matemática e formação de professores.
Vagas limitadas: 60
Procura demonstrar articulações entre história e ensino de matemática baseando-se em discussões teóricas e em investigações cujos temas envolvem o uso de fontes originais, atividades históricas estruturadas e construções e usos de instrumentos matemáticos antigos.
Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Coordenação Universitária Norte do Espírito Santo - Antiga CEUNES - UFES (1995), Mestrado em Matemática pela PUC/RJ (2000) orientado pelo professor João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho e coorientado pela professora Circe Mary Silva da Silva Dynnikov. Doutorado em Educação (Linha de pesquisa: Educação e Linguagens: Matemática) no PPGE/UFES (2013) orientado pela professora Circe Mary Silva da Silva Dynnikov e, Pós-doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP supervisionado pelo professor Fumikazu Saito (2021). Professora do Departamento de Matemática Aplicada/DMA do CEUNES/UFES desde agosto de 2008. Coordenadora de área do PIBID - Matemática - CEUNES/UFES - Edital 2018. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática do CEUNES (agosto 2022 - agosto 2024). Membra do Núcleo Docente Estruturante e da Comissão de Monografia do Curso de Licenciatura em Matemática do CEUNES/UFES (desde agosto de 2020). Tem experiência em estudos sobre História da Matemática, Articulações entre História e Ensino de Matemática e Educação Matemática, interessando-se, principalmente, por instrumentos matemáticos antigos.
Procura demonstrar articulações entre história e ensino de matemática baseando-se em discussões teóricas e em investigações cujos temas envolvem o uso de fontes originais, atividades históricas estruturadas e construções e usos de instrumentos matemáticos antigos.
Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Coordenação Universitária Norte do Espírito Santo - Antiga CEUNES - UFES (1995), Mestrado em Matemática pela PUC/RJ (2000) orientado pelo professor João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho e coorientado pela professora Circe Mary Silva da Silva Dynnikov. Doutorado em Educação (Linha de pesquisa: Educação e Linguagens: Matemática) no PPGE/UFES (2013) orientado pela professora Circe Mary Silva da Silva Dynnikov e, Pós-doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP supervisionado pelo professor Fumikazu Saito (2021). Professora do Departamento de Matemática Aplicada/DMA do CEUNES/UFES desde agosto de 2008. Coordenadora de área do PIBID - Matemática - CEUNES/UFES - Edital 2018. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática do CEUNES (agosto 2022 - agosto 2024). Membra do Núcleo Docente Estruturante e da Comissão de Monografia do Curso de Licenciatura em Matemática do CEUNES/UFES (desde agosto de 2020). Tem experiência em estudos sobre História da Matemática, Articulações entre História e Ensino de Matemática e Educação Matemática, interessando-se, principalmente, por instrumentos matemáticos antigos.
Palestrante(a)
Palestra: "História e ensino de matemática: possíveis articulações"
Encerramento
Palestrante(a)
Mini curso (parte 1): “O ensino-aprendizagem das funções matemáticas utilizando o software GeoGebra”
Mini curso (parte 2): “O ensino-aprendizagem das funções matemáticas utilizando o software GeoGebra”
Palestrante(a)
Palestra: "O estudo de modelos populacionais como ferramenta de ensino-aprendizagem"
Palestrante(a)
Palestra: "Algoritmos para construção automática de florestas de árvores arteriais"