Alessandra Furtado
Palestrante(a)
Alessandra Furtado
Mesa redonda: Integração e verticalização: a indissociabilidade dos eixos e a integração dos discentes
Certificados disponíveis - Jornada de Indissociabilidade
Já estão disponíveis na plataforma CEVIBRA os certificados referentes à participação na Jornada de Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Sudeste MG.
Para emissão dos certificados siga o passo a passo:
1) Logue na plataforma CEVIBRA: https://www.cevibra.com.br/
2) Clique em 'Login", informe e-mail e senha
3) Clique em "Meu Histórico" no canto inferior esquerdo da tela
4) Clique no botão azul "Participante" na coluna Certificados.
Obs: A plataforma gera o certificado considerando o nome informado no momento de cadastro no site, portanto, caso seu nome não esteja completo basta completar seu cadastro e solicitar a emissão do certificado novamente.
A Jornada de Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão do IF Sudeste MG tem como objetivo sensibilizar a comunidade acadêmica sobre o tema, ampliar o debate e “socializar” experiências de sucesso. O evento é gratuito, será totalmente on-line e está divido em quatro eixos temáticos.
O primeiro eixo aconteceu no dia 13 de abril com a temática da integração e a verticalização na educação profissional e tecnológica. O segundo eixo ocorrerá no dia 18 de maio no qual será abordado a curricularização da pesquisa e da extensão. O terceiro eixo terá como foco a inovação tecnológica e ocorrerá no dia 15 de junho. O quarto e último eixo será direcionado para as relações com o mundo do trabalho e ocorrerá no dia 6 de julho.
O evento é aberto para toda a comunidade acadêmica. As inscrições foram reabertas e podem ser feitas até o dia 16 de maio de 2022.
NÃO PERCAM ESSA OPORTUNIDADE, EMBARQUEM NESSA JORNADA!
Este evento é uma realização do IF Sudeste MG por meio da Comissão Organizadora formada pelos seguintes membros: Ana Carolina Moraes Campos, Ana Paula Muniz Guttierres, Alessandra Martins Coelho, Armando de Menezes Neto, Carla Fabiana Gouvêa Lopes, Cleverson Ramom Carvalho Silva, Diogo Pereira Matos, Helton Nonato de Souza, José Honório Glanzmann, Raquel Fernandes e Victor Schmidt Comitti.
Doutora e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio pós-doutoral no Banco de Imagens e Efeitos Visuais (BIEV/PPGAS/UFRGS). Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela UFRGS. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFRS), atuando na linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Editora-chefe da Revista ScientiaTec (IFRS).
Apresentação cultural Grupo Corpo e Grupo Palco (Campus Barbacena - Projeto SeroEpe)
Fala do Reitor e dos Pró-Reitores
Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Pós-doutorado em Etnossociologia do Conhecimento Profissional na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Portugal (2012). É Especialista em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) e professora associada da Faculdade de Educação da UERJ. Docente credenciada no quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ) e de Educação Profissional em Saúde (EPSJV/Fiocruz), do qual foi coordenadora no período de 2008 a 2012. Foi Diretora de Ensino Médio do Ministério da Educação (2003-2004), coordenadora do GT Trabalho e Educação da Anped (2008-2010) e representante do mesmo GT no Comitê Científico dessa associação (2011-2012; 2019-2022). É uma das coordenadoras do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde UFF/UERJ/FIOCRUZ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional em saúde, educação profissional integrada ao ensino médio, ensino médio, ensino técnico, reformas educacionais, saberes profissionais. É bolsista de produtividade do CNPq.
Possui graduação em Engenharia de Alimentos, Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba. Atua como tutora do grupo PET Ciências Agrárias, atuou como Pró-reitora de Ensino do IF Sudeste MG, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, do Curso de Tecnologia em Laticínios e do Curso Técnico em Alimentos.
Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Maria/RS, tem mestrado na mesma área, além de especialização em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Recebeu título de Doutor Honoris Causa pelo Instituto Federal do Acre, atuou como Secretário de Educação na Prefeitura de Porto Alegre/RS, Presidente do IPE/RS e INEP Instituto de Previdência e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Foi titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inclusão Social (MCTI). Entre 2003 e 2004 foi Secretário Municipal de Educação de Porto Alegre/RS e Presidente da UNDIME/RS 2013/2015. Foi Secretário Municipal da Educação no município de Canoas/RS entre 2013 e 2016.
É bacharel e licenciado em Educação Física pela UFV – MG (1989), especialização em Ciências do Voleibol pela UGF – RJ (1992), especialista em Ciências da Nutrição Humana pela UFLA – MG (2001), mestre em Ciência da Nutrição pela UFV – MG (2005) e doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFV – MG (2009). Foi coordenador da Assistência Estudantil do campus Rio Pomba de 2010 a 2013, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Sudeste MG de 2013 a 2017. Atualmente é professor do campus Rio Pomba e coordenador da Seção de Esporte e Lazer, ministra disciplinas no Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos e na graduação em Licenciatura em Educação Física. Tem experiência nas áreas de voleibol, ginástica artística, esportes de raquete, atividade física e composição corporal, suplementação nutricional e valor nutricional de alimentos.
É mestre em Música - Epistemologia e o ensino da música - pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ (2011), especialista em Psicomotricidade pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora/MG (1994), bacharel em piano pela UNIRIO no Rio de Janeiro/RJ (2002), graduada em Educação Artística pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG (1990). Tem experiência como professora de Educação Artística e Música em escolas municipais e particulares, como regente de corais e na formação de professores em música. Atualmente é professora de música no Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus Juiz de Fora, coordenadora do Programa de Extensão “Música para Todos” e vice chefe do Departamento de Educação e Ciências.
Joseli Ferreira Lira é Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora de Língua Portuguesa, Redação e Literatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena. Além da formação em Línguística, possui dupla habilitação em Comunicação social: Publicidade e Jornaismo. Atualmente coordena o projeto de teatro do Grupo Palco ligado ao SEROEPE, um programa da Diretoria de Pesquisa do Campus Barbacena.
Professor na Universidade Federal do ABC, atualmente exercendo o cargo de Chefe de Gabinete da Reitoria. Docente no Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Foi Pró-reitor de Extensão e Cultura e também Secretário Geral da Universidade. Coordenou também o Colégio de Extensão (COEX) da Andifes e foi presidente nacional do Fórum de Pró-Reitores e Pró-Reitoras de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex). É filósofo, doutor em Educação, pela FEUSP.
Servidor técnico administrativo em educação no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Extensionista, mestre em educação pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede rede nacional - PROFEPT (2020), com foco na curricularização da extensão. Bacharel em Geografia pela Universidade de Brasília (2013). Diretor de extensão no IFSC nos anos de 2018 e 2019, integrante do GT de curricularização do IFSC e do IFF; Atua em palestras e capacitações sobre extensão e Curricularização da Extensão em diversas instituições de ensino superior no Brasil; Um dos autores do livro "Caminhos para Curricularização da Extensão".
Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal Catarinense
Bacharel em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - 2004); Mestre e doutor em ciências pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP - 2007 e 2011, respectivamente); Bolsista do Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE Capes) na Elsenham School of Pharmacy - University of North Carolina, Chapel Hill, USA (UNC/Chapel Hill - 2009-2010); Atualmente: professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Brusque/SC e Coordenador-Geral de Cursos de Graduação na mesma instituição.
Professor do Instituto Federal Catarinense (IFC), Pró-Reitor de Extensão (PROEX) da instituição e doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui graduação em Ciências Sociais (2004), mestrado (2007) e doutorado (2012) em Sociologia Política pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase principalmente nos seguintes temas: Educação e Cultura, Movimentos Sociais, ONGs, Sexualidades, Movimento LGBT, Empoderamento e Direitos Humanos. É coordenador do Núcleo de Estudos do Brasil Meridional do Instituto Federal Catarinense (IFC). Membro da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e da International Sociological Association (ISA). Entre os anos 2012 e 2020 foi Diretor-Geral do Campus Ibirama do Instituto Federal Catarinense.
Ana Luisa Lima é professora do Curso de Bacharelado em Produção Cultural do IFRJ desde 2004. É Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais (CPDOC FGV-Rio), Especialista em Teoria Literária (Letras UFRJ), Licenciada e Bacharel em Artes Cênicas (CLA UniRio). Na Gestão pública foi Gerente da Rede de Teatros Municipais, Sub Secretária Municipal de Cultura-RJ, Secretária Municipal de Cultura-RJ, Coordenadora do projeto Fábrica de Espetáculos do Theatro Municipal-RJ. Foi curadora do ciclo de Palestras itinerantes HistoriaS do Teatro Brasileiro - SESC Nacional e do Seminário MPB em Pauta. Atualmente é jurada do Prêmio Shell de Teatro RJ e no IFRJ, além de professora foi Diretora Adjunta de Normatização e Gestão dos Documentos Institucionais (DGDI), e atualmente é Pró-Reitora de Extensão.
Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo programa PROFEPT, especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela UFF e graduada em Pedagogia pela UFJF. Atualmente é coordenadora de extensão no campus Niterói do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Tem experiência com Extensão, Divulgação Científica com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica. É pesquisadora dos seguintes temas: extensão dialógica e transformadora, princípio da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, teoria do pensamento complexo e EaD.
Pró-Reitor de Extensão do IF Sul de Minas
A oficina se propõe a refletir e analisar as possibilidades de curricularização dos PPCs vigentes dos seguintes cursos:
Graduações |
Câmpus |
Ciências Biológicas |
Barbacena |
Ciências Biológicas |
Muriaé |
Química |
Barbacena |
Educação Física |
Barbacena |
Licenciatura em Física |
Juiz de Fora |
Licenciatura em Matemática |
Juiz de Fora |
Licenciatura em Matemática |
Santos Dumont |
Licenciatura em Educação Física |
Rio Pomba |
Licenciatura em Matemática |
Rio Pomba |
Letras |
São João del-Rei |
A oficina se propõe a refletir e analisar as possibilidades de curricularização dos PPCs vigentes dos seguintes cursos:
Administração |
Barbacena |
Administração |
Muriaé |
Administração |
Rio Pomba |
Gestão de Turismo |
Barbacena |
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos |
São João del-Rei |
Tecnologia em Logística |
São João del-Rei |
Direito |
Rio Pomba |
Tecnologia em Design de Interiores |
Juiz de Fora |
Tecnologia em Design de Moda |
Muriaé
|
A oficina se propõe a refletir e analisar as possibilidades de curricularização dos PPCs vigentes dos seguintes cursos:
Graduações |
Câmpus |
Ciências Biológicas |
Barbacena |
Ciências Biológicas |
Muriaé |
Química |
Barbacena |
Educação Física |
Barbacena |
Licenciatura em Física |
Juiz de Fora |
Licenciatura em Matemática |
Juiz de Fora |
Licenciatura em Matemática |
Santos Dumont |
Licenciatura em Educação Física |
Rio Pomba |
Licenciatura em Matemática |
Rio Pomba |
Letras |
São João del-Rei |
A oficina se propõe a refletir e analisar as possibilidades de curricularização dos PPCs vigentes dos seguintes cursos:
Graduações |
Câmpus |
Engenharia Mecatrônica |
Juiz de Fora |
Engenharia Metalúrgica |
Juiz de Fora |
Engenharia Ferroviária e Metroviária |
Santos Dumont |
Gestão Ambiental |
Barbacena |
Tecnologia em Gestão Ambiental |
Bom Sucesso |
Tecnologia em Gestão Ambiental |
São João del-Rei |
A oficina se propõe a refletir e analisar as possibilidades de curricularização dos PPCs vigentes dos seguintes cursos:
Graduações |
Câmpus |
Sistemas para Internet |
Barbacena |
Sistemas de Informação |
Manhuaçu |
Sistemas de Informação |
Juiz de Fora |
Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação |
Muriaé |
Ciência da Computação |
Rio Pomba |
Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação |
São João del-Rei |
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
Bom Sucesso |
A oficina se propõe a refletir e analisar as possibilidades de curricularização dos PPCs vigentes dos seguintes cursos:
Graduações |
Câmpus |
Agronomia |
Barbacena |
Alimentos |
Barbacena |
Agroecologia |
Rio Pomba |
Ciência e Tecnologia de Alimentos |
Rio Pomba |
Ciência e Tecnologia de Laticínios |
Rio Pomba |
Zootecnia |
Rio Pomba |
Nutrição |
Barbacena |
A oficina se propõe a refletir e analisar as possibilidades de curricularização dos PPCs vigentes dos seguintes cursos:
Graduações |
Câmpus |
Ciências Biológicas |
Barbacena |
Ciências Biológicas |
Muriaé |
Química |
Barbacena |
Educação Física |
Barbacena |
Licenciatura em Física |
Juiz de Fora |
Licenciatura em Matemática |
Juiz de Fora |
Licenciatura em Matemática |
Santos Dumont |
Licenciatura em Educação Física |
Rio Pomba |
Licenciatura em Matemática |
Rio Pomba |
Letras |
São João del-Rei |
A oficina se propõe a refletir e analisar as possibilidades de curricularização dos PPCs vigentes dos seguintes cursos:
Graduações |
Câmpus |
Ciências Biológicas |
Barbacena |
Ciências Biológicas |
Muriaé |
Química |
Barbacena |
Educação Física |
Barbacena |
Licenciatura em Física |
Juiz de Fora |
Licenciatura em Matemática |
Juiz de Fora |
Licenciatura em Matemática |
Santos Dumont |
Licenciatura em Educação Física |
Rio Pomba |
Licenciatura em Matemática |
Rio Pomba |
Letras |
São João del-Rei |
Doutorado em Bioquímica Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV, 2013). Mestrado em Bioquímica Agrícola pela UFV (2009).Graduação em Bioquímica pela UFV (2007). Trabalha com enzimas de interesse biotecnológico. Experiência nas áreas de Bioquímica, Biologia Molecular, Enzimologia e Bioinformática. Docente do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba desde 2012. Atuou como assessora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITTEC) do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba (2013-2021). Atualmente, está como Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba
Carlos Eduardo Pereira é Diretor de Operações da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - EMBRAPII, sendo responsável pela operação de uma rede de mais de 70 unidades EMBRAPII que desenvolvem projetos de pesquisa aplicada e inovação industrial em parceria com empresas industriais.
É Professor Titular da Escola de Engenharia da UFRGS - Departamento de Engenharia de Automoção, possui título de Doutor em Engenharia de Automação pela Universidade de Stuttgart, na Alemanha, bem como de Mestre e Bacharel em Ciência da Computação e Engenharia Elétrica respectivamente pela UFRGS, RS.
De 2005 a 2009 foi Diretor Técnico do Centro de Pesquisa Aplicada CETA do SENAI-RS, tendo participado também da criação do Conselho de Inovação e Tecnologia – CITEC da FIERGS.
Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado na UFRGS, sendo que suas pesquisas tem como foco o estudo de metodologias e instrumentos de apoio para o desenvolvimento de sistemas ciber-físicos, sistemas computacionais embarcados em tempo real, com ênfase no uso da automação e da distribuição de objetos vinculados a protocolos de comunicação industrial.
Carlos E. Pereira é Pesquisador Nível 1 do CNPq e Editor Associado das revistas “Control Engineering Practice” e “Annual Reviews in Control”, ambas da Editora Elsevier, sendo coautor de mais de 300 artigos científicos em temas de sua área de atuação. Durante a sua vida acadêmica, orientou mais de 50 teses de doutorado e mestrado,
Em 2012 recebeu o Prêmio Friedrich Wilhelm Bessel, outorgado pela Fundação Alexander von Humboldt destinado a cientistas e pesquisadores estrangeiros, de reconhecimento internacional no seu campo de atuação.
A oficina se propõe a refletir e analisar as possibilidades de curricularização dos PPCs vigentes dos seguintes cursos:
Graduações |
Câmpus |
Ciências Biológicas |
Barbacena |
Ciências Biológicas |
Muriaé |
Química |
Barbacena |
Educação Física |
Barbacena |
Licenciatura em Física |
Juiz de Fora |
Licenciatura em Matemática |
Juiz de Fora |
Licenciatura em Matemática |
Santos Dumont |
Licenciatura em Educação Física |
Rio Pomba |
Licenciatura em Matemática |
Rio Pomba |
Letras |
São João del-Rei |
Possui Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Federal do Tocantins, Especialização em Formação de Professores para Ensino Superior pelo CEULP/ULBRA, Especialização em Vocational Education Training III - Professores para o Futuro - pela Tampere University of Applied Sciences - Finlândia e Especialização em Gestão da Inovação pela Steinbeis-Sibe do Brasil e Graduação em Administração também pelo Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA. É professora em cursos de graduação e especializações lato sensu ministrando disciplinas da área de formação. Professora efetiva no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) onde exerceu a função de Diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT, além de desenvolver projetos de pesquisa e extensão junto aos setores produtivos da região. Atua como mentora em startup weekends e hackathons sempre que convidada. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Empresarial e Ciência, Tecnologia e Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação tecnológica, educação, administração, assessorias em implantação de sistemas de gestão da qualidade, gestão empresarial e modelagem de negócios
A oficina se propõe a refletir e analisar as possibilidades de curricularização dos PPCs vigentes dos seguintes cursos:
Graduações |
Câmpus |
Ciências Biológicas |
Barbacena |
Ciências Biológicas |
Muriaé |
Química |
Barbacena |
Educação Física |
Barbacena |
Licenciatura em Física |
Juiz de Fora |
Licenciatura em Matemática |
Juiz de Fora |
Licenciatura em Matemática |
Santos Dumont |
Licenciatura em Educação Física |
Rio Pomba |
Licenciatura em Matemática |
Rio Pomba |
Letras |
São João del-Rei |
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui Especialização em Supervisão e Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Possui Pós-graduação em Libras (Uniasselvi). É docente do Mestrado Profissional do Ensino de Física-UFMA. É Coordenadora do Curso de Pedagogia EAD-UFMA. É Coordenadora do Curso de Especialização CEMES-UFMA. É Coordenadora do grupo de Pesquisa em Gestão e Formação de Professores da Educação Básica (GEGFOPEB). Trabalha com seguintes temas: Gestão Escolar, Gestão e coordenação de processos formativos na Educação Básica, Estágio de gestão e organização dos sistemas educacionais, Políticas Educacionais, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Ensino de LIBRAS.
A oficina se propõe a refletir e analisar as possibilidades de curricularização dos PPCs vigentes dos seguintes cursos:
Graduações |
Câmpus |
Ciências Biológicas |
Barbacena |
Ciências Biológicas |
Muriaé |
Química |
Barbacena |
Educação Física |
Barbacena |
Licenciatura em Física |
Juiz de Fora |
Licenciatura em Matemática |
Juiz de Fora |
Licenciatura em Matemática |
Santos Dumont |
Licenciatura em Educação Física |
Rio Pomba |
Licenciatura em Matemática |
Rio Pomba |
Letras |
São João del-Rei |
Formado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa onde também concluiu o Mestrado em Matemática. Docente do Campus Rio Pomba desde 2013 e já participou de diversos projetos na instituição, destaque para o PIBID que atuou como Coordenador Institucional entre 2014 e 2018 e como Coordenador de Área desde 2018.
Possui doutorado e mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) (2011). Possui estágio técnico doutoral na UNIGE (Universidade de Genebra). Atualmente é professora EBTT do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. É especialista em Extensão Universitária pela UFSJ/PUC-Minas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: canção, discurso, educação, modelo de análise modular e letramento. Atualmente leciona nas disciplinas de Língua Portuguesa e Arte para o Ensino Médio Integrado além das disciplinas de Estágio Curricular no curso de Letras.
A oficina se propõe a refletir e analisar as possibilidades de curricularização dos PPCs vigentes dos seguintes cursos:
Graduações |
Câmpus |
Ciências Biológicas |
Barbacena |
Ciências Biológicas |
Muriaé |
Química |
Barbacena |
Educação Física |
Barbacena |
Licenciatura em Física |
Juiz de Fora |
Licenciatura em Matemática |
Juiz de Fora |
Licenciatura em Matemática |
Santos Dumont |
Licenciatura em Educação Física |
Rio Pomba |
Licenciatura em Matemática |
Rio Pomba |
Letras |
São João del-Rei |
Egresso do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba, é professor do quadro permanente do Instituto Federal do Amapá IFAP, atualmente responde pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós Graduação e Inovação do IFAP, Diretor Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - BEM - AP (mandato 2020 - 2023). Doutorando em Educação Matemática pela Universidade do Minho - Portugal, Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro -UFRRJ, Especialista em Metodologias para o Ensino da Matemática e Física, Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD - UFF, Licenciado em Matemática pelo IF - Sudeste de Minas Gerais Câmpus Rio Pomba e Técnico em Informática pelo CEFET - RP. É pesquisador do grupo internacional de pesquisa Educação em Fronteira - EmF, do Grupo de Estudos e Pesquisas Em Educação e Cultura - GEPEC - UFRRJ e do Grupo de Pesquisas em Ciências e Matemática do Vale do Jari do IFAP.
Graduado em Engenharia Mecatrônica por esta instituição, especialista em Gerenciamento de Projetos pela PUC Minas e Mestrando em Engenharia Mecânica – Petróleo e Energia pela PUC Rio.
Atua há mais de 5 anos no mercado de energia. Já trabalhou em empresas como Light e Enel. Atualmente, é Engenheiro Sênior de Projetos na Elera Renováveis do grupo Brookfield.
Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Sudeste de Minas - Campus Barbacena (2015), atuou como voluntária e bolsista nos Programas de Iniciação Científica e à Docência, além de ter participado do programa Ciência sem Fronteiras em 2013-2014 (Hungria). Concluiu o mestrado em Bioquímica (2018) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e atualmente é doutoranda em Bioquímica pela mesma universidade, trabalhando com estratégias de isolamento e caracterização de espécies neurotóxicas de oligômeros ß-amiloide, presentes na doença de Alzheimer. Participou recentemente do Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior pela iniciativa PrInt-USP e atuou como Visitor Scholar por 6 meses na Northwestern University, em Illinois, Estados Unidos.
Possui Técnico em Secretariado pelo Instituto Federal do Sudeste de MG - Campus Juiz de Fora, Graduação em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Pós-graduação - MBA em Gestão Pública. Atualmente é Coordenadora-geral de Assuntos e Registros Acadêmicos - IF Sudeste MG Campus Juiz de Fora, membro do Conselho de Campus Juiz de Fora e CEPE do Campus Juiz de Fora e Reitoria.
Técnico em Agroindústria pelo IF Sudeste MG (2014), Graduado em Gestão Pública pela Universidade Católica Dom Bosco (2020) Servidor Público Federal desde outubro de 2019 tendo tomado posse no IF Sul-rio-grandense.
Palestrante(a)
Mesa redonda: Integração e verticalização: a indissociabilidade dos eixos e a integração dos discentes
Mediador(a)
Oficinas sobre curricularização - Ciências da Computação
Mediador(a)
Oficinas sobre curricularização - Engenharias
Palestrante(a)
Abertura do evento
Palestrante(a)
Mesa redonda: Caminhos para Curricularização: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Mediador(a)
Oficinas sobre curricularização - Licenciaturas
Palestrante(a)
Mesa redonda: Ambientes de Inovação & Aprendizagem baseada em projetos: estimulando a criatividade por meio do ensino
pesquisa e extensão
Mediador(a)
Mesa redonda: Esporte
cultura
arte e lazer: potencialidades de integração das diversas áreas do conhecimento
Palestrante(a)
Mesa redonda: Integração e verticalização: a indissociabilidade dos eixos e a integração dos discentes
Mediador(a)
Oficinas sobre curricularização - Ciências da Computação
Mediador(a)
Oficinas sobre curricularização - Engenharias
Palestrante(a)
Mesa redonda: Egressos: horizontes e trajetórias
Palestrante(a)
Palestra: Pesquisa
Desenvolvimento e Inovação na REFEPCT: uma abordagem com foco na Embrapii
Palestrante(a)
Mesa redonda: Caminhos para Curricularização: Licenciaturas
Mediador(a)
Oficinas sobre curricularização: Ciências Sociais Aplicadas
Palestra: Desafios e Caminhos para a Efetivação da Curricularização da Extensão
Mediador(a)
Palestra: A verticalização nos Institutos Federais a partir dos programas de Ensino
Pesquisa e Extensão
Palestrante(a)
Palestra: Desafios e Caminhos para a Efetivação da Curricularização da Extensão
Palestrante(a)
Mesa redonda: Desenvolvimento de novos produtos com foco na transferência de tecnologia: da sala de aula para a sociedade
Mediador(a)
Palestra: Modelagem de Negócios em sala de aula
Palestrante(a)
Palestra: A verticalização nos Institutos Federais a partir dos programas de Ensino
Pesquisa e Extensão
Palestrante(a)
Palestra: Modelagem de Negócios em sala de aula
Palestrante(a)
Palestra: A Pesquisa Curricularizada: Uma oportunidade para a Concretização da Excelência na Formação do Ensino Médio a Graduação
Palestrante(a)
Palestra: A Pesquisa Curricularizada: Uma oportunidade para a Concretização da Excelência na Formação do Ensino Médio a Graduação
Palestrante(a)
Mesa redonda: Esporte
cultura
arte e lazer: potencialidades de integração das diversas áreas do conhecimento
Palestrante(a)
Mesa redonda: Ambientes de Inovação & Aprendizagem baseada em projetos: estimulando a criatividade por meio do ensino
pesquisa e extensão
Palestrante(a)
Mesa redonda: Esporte
cultura
arte e lazer: potencialidades de integração das diversas áreas do conhecimento
Mediador(a)
Mesa redonda: Ambientes de Inovação & Aprendizagem baseada em projetos: estimulando a criatividade por meio do ensino
pesquisa e extensão
Mediador(a)
Oficinas sobre curricularização - Ciências Agrárias e da Saúde
Palestrante(a)
Palestra: Modelagem de Negócios em sala de aula
Mediador(a)
Oficinas sobre curricularização - Ciências Agrárias e da Saúde
Mesa redonda: Caminhos para Curricularização: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Palestrante(a)
Mesa redonda: Os desafios do estágio docência durante a pandemia
Palestrante(a)
Mesa redonda: Esporte
cultura
arte e lazer: potencialidades de integração das diversas áreas do conhecimento
Mediador(a)
Mesa redonda: Caminhos para Curricularização: Ciências Exatas e da Terra
Palestrante(a)
Mesa redonda: Esporte
cultura
arte e lazer: potencialidades de integração das diversas áreas do conhecimento
Mediador(a)
Mesa redonda: Desenvolvimento de novos produtos com foco na transferência de tecnologia: da sala de aula para a sociedade
Palestrante(a)
Palestra: O estágio como agente de indissociabilidade
Palestrante(a)
Mesa redonda: Desenvolvimento de novos produtos com foco na transferência de tecnologia: da sala de aula para a sociedade
Mediador(a)
Oficinas sobre curricularização - Ciências da Computação
Mediador(a)
Palestra: A Pesquisa Curricularizada: Uma oportunidade para a Concretização da Excelência na Formação do Ensino Médio a Graduação
Palestra: Pesquisa
Desenvolvimento e Inovação na REFEPCT: uma abordagem com foco na Embrapii
Palestrante(a)
Mesa redonda: Caminhos para Curricularização: Ciências Exatas e da Terra
Palestrante(a)
Mesa redonda: Os desafios do estágio docência durante a pandemia
Palestrante(a)
Palestra: As Diretrizes da EPT
o Novo Ensino Médio e a BNCC.
Palestrante(a)
Palestra: As Diretrizes da Educação Profissional Tecnológica (EPT) frente aos desafios da indissociabilidade do Ensino
Pesquisa e Extensão
Palestrante(a)
Mesa redonda: Caminhos para Curricularização: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Mediador(a)
Oficinas sobre curricularização - Licenciaturas
Palestrante(a)
Mesa redonda: Egressos: horizontes e trajetórias
Palestrante(a)
Mesa redonda: Egressos: horizontes e trajetórias
Palestrante(a)
Mesa redonda: Egressos: horizontes e trajetórias
Mediador(a)
Mesa redonda: Caminhos para Curricularização: Licenciaturas
Palestrante(a)
Mesa redonda: Desenvolvimento de novos produtos com foco na transferência de tecnologia: da sala de aula para a sociedade
Palestrante(a)
Mesa redonda: Egressos: horizontes e trajetórias
Mediador(a)
Mesa redonda: Integração e verticalização: a indissociabilidade dos eixos e a integração dos discentes
Palestrante(a)
Mesa redonda: Esporte
cultura
arte e lazer: potencialidades de integração das diversas áreas do conhecimento
Mediador(a)
Palestra: As Diretrizes da Educação Profissional Tecnológica (EPT) frente aos desafios da indissociabilidade do Ensino
Pesquisa e Extensão
Palestrante(a)
Palestra: A Pesquisa Curricularizada: Uma oportunidade para a Concretização da Excelência na Formação do Ensino Médio a Graduação
Palestrante(a)
Palestra: Desafios e Caminhos para a Efetivação da Curricularização da Extensão
Palestrante(a)
Mesa redonda: Integração e verticalização: a indissociabilidade dos eixos e a integração dos discentes
Palestrante(a)
Mesa redonda: Ambientes de Inovação & Aprendizagem baseada em projetos: estimulando a criatividade por meio do ensino
pesquisa e extensão
Mediador(a)
Oficinas sobre curricularização: Ciências Sociais Aplicadas