DIAMANTECH 2.0 - Webinar "A Política de Inovação e o Núcleo de Inovação Tecnológica"

24/11/2020 17:00
Campus JK UFVJM

Ingressos

Buscar

A Política de Inovação e o Núcleo de Inovação Tecnológica
R$ 0,00 (+ R$ 0,00 taxa)
Vendas até 24/11/2020
0
Vendas encerradas

DESCRIÇÃO


DIAMANTECH 2.0

Um debate sobre a Política de Inovação nas Instituições de Ensino Superior

 

Diante do atual cenário da pandemia do COVID-19, a sétima edição do DIAMANTECH ocorrerá no formato online. O evento é organizado anualmente, desde 2013, pelo Centro de Inovação Tecnológica da UFVJM (CITec). Seu objetivo é incentivar o empreendedorismo, a inovação, a proteção do conhecimento e a interação entre pesquisadores, empresas, universidade e a comunidade em geral.

Esse ano, as discussões serão em torno da POLÍTICA DE INOVAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES). A Política objetiva regulamentar as IES nas premissas do Novo Marco de Ciência e Tecnologia (Lei nº 13.243/2016, que alterou a Lei de Inovação – Lei nº 10.973/2004). Dessa forma, as IES garantem maior agilidade e segurança jurídica na execução de ações e projetos de empreendedorismo e inovação, contribuindo com o desenvolvimento regional, estadual e nacional.

O DIAMANTECH 2.0 terá QUATRO WEBINARES que discutirão sobre ambientes de inovação, transferência de tecnologia, incentivo ao empreendedorismo e desafios enfrentados pelas IES e pesquisadores no contexto da Política de Inovação. Os convidados apresentarão os temas de forma didática, trazendo experiências e vivências de suas instituições, com abertura para o debate ao final de cada palestra.

 

Webinar 24/11/2020 | 17h - A Política de Inovação e o Núcleo de Inovação Tecnológica
Webinar 01/12/2020 | 16h  - Desafios da Transferência de Tecnologia  CLIQUE AQUI!
Webinar 03/12/2020 | 16h - Ambientes de Inovação: Casos Alemanha e Brasil  CLIQUE AQUI!
Webinar 10/12/2020 | 16h - Parcerias e Prestação de Serviços nas Universidades  CLIQUE AQUI!

 

  • Cada webinar terá seu link próprio para a inscrição.
  • Serão permitidas inscrições até o horário de início de cada webinar (até as 17h no dia 24 de dezembro e até as 16h nos demais webinários);
  • Os certificados serão emitidos por webinar.

 

Transmissão: Canal Youtube CITec/UFVJM

Mais Informações: Site CITec/UFVJM

PROGRAMAÇÃO

A Política de Inovação e o Núcleo de Inovação Tecnológica

17:00
https://www.youtube.com/channel/UCUMPeaWh_BFY_Ec7fTFqZ2g

Em 2016, a Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004) sofreu alterações pela Lei nº 13.243, intitulada Novo Marco da Ciência e Tecnologia. Dentre muitas, foi a obrigatoriedade das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) de direito público instituir uma Política de Inovação. E ainda, que o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) é a estrutura responsável por apoiar a gestão dessa política nas ICT.

O painel irá abordar os principais conceitos e diretrizes da Política de Inovação e a estrutura do NIT e sua importância para as instituições.

Prof. Mauro Lúcio Franco/UFVJM

Graduado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000) e Doutorado em Química (Físico-química) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Já atuou como Vice-Diretor do Centro de Inovação Tecnológica (CITec/UFVJM). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Coordenador do NIT UFVJM - NITec/CITec.

Prof. Juan Roa/UFVJM

Licenciado em Química (2005), Especialista em Gestão Ambiental e Social (2007) e Mestrado em Física e Química de Materiais pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2008). Doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é Professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diretor do Centro de Inovação Tecnológica (CITec) e Delegado Regional CRQMG 2ª Região - Delegacia JK - Diamantina e região. Tem experiência na área de Química de Materiais e no desenvolvimento de novos materiais. Atua desde 2012 na Gestão de propriedade Intelectual, gestão de projetos e empreendedorismo. Desenvolve ações na região dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, Norte e Noroeste do Estado de Minas Gerais com foco no desenvolvimento regional, na interação setor público-privado e na construção de parcerias entre ICTs e empresas público e privadas.    

Prof. Gesil Sampaio/FORTEC

Possui graduação em Física – Bacharelado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física de Plasmas e Descargas Elétricas, atuando principalmente nos seguintes temas: plasmas, antenas de rf, aquecimento e geração de fluxos por ondas de Alfvén, Computação de Alto Desempenho e Políticas Públicas de CT&I. É Coordenador de Transferência de Tecnologia do Núcleo de Inovação Tecnológica da UESC, representante das ICTs da Bahia na Rede de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Bahia (RePITTec), Presidente interino do Parque Cientifico e Tecnológico do Sul da Bahia e Diretor Técnico de Arcabouço Legal do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC).

MAIS INFORMAÇÕES


Visite o site do CITec!

Apoiadores: Rede Mineira de Propriedade Intelecutal (RMPI)  |  Sebrae - MG  |  Cevibra

 

PARTICIPANTES

card image

Prof. Gesil Sampaio/FORTEC

Palestrante(a)

Prof. Gesil Sampaio/FORTEC

A Política de Inovação e o Núcleo de Inovação Tecnológica

card image

Prof. Juan Roa/UFVJM

Palestrante(a)

Prof. Juan Roa/UFVJM

A Política de Inovação e o Núcleo de Inovação Tecnológica

card image

Prof. Mauro Lúcio Franco/UFVJM

Mediador(a)

Prof. Mauro Lúcio Franco/UFVJM

A Política de Inovação e o Núcleo de Inovação Tecnológica

ENTRE EM CONTATO